Programa Terapeutico

Na perspectiva de evolução das Comunidades Terapêuticas, ao pensar o indivíduo como um todo foi desenvolvido um Programa de Acolhimento voltado à conscientização acerca da dependência de tabaco, álcool e outras drogas, bem como o crescimento individual e social do dependente químico, em que ele é o principal responsável pelo seu processo de recuperação e construção de um novo estilo de vida.

Tempo de Duração

O Programa de Acolhimento é desenvolvido num período de 12 meses de tratamento e fundamentado em três pilares: Espiritualidade, Conscientização e Disciplina, sendo:

• 1ª Fase – Programa em Regime de Residência – Duração de 9 meses.
• 2ª Fase – Programa em Regime de Pós-Residência – Duração de 03 meses.

O Programa de Acolhimento durante o período de residência, consiste na retomada de hábitos comportamentais saudáveis, recuperação de habilidades pessoais, emocionais e sociais prejudicadas ao longo do período da drogadição, através de atividades estruturadas e bem definidas.

Objetivos

• Prestar serviços de assistência em saúde na modalidade de Comunidade Terapêutica, para dependentes químicos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas, do sexo masculino, com idade de 18 a 59 anos.
• Promover a conscientização sobre a dependência química.
• Oportunizar o aconselhamento terapêutico aos familiares.
• Oportunizar meios de resgatar e fortalecer os vínculos afetivos e sociais de dependentes químicos e seus familiares.

Intervenções Terapêuticas

A equipe técnica é responsável por determinar a melhor abordagem a ser utilizada, considerando a individualidade de cada residente, por meio de intervenções terapêuticas como:

  • Terapia Cognitivo-Comportamental
  •  Terapia Motivacional
  •  Prevenção de Recaída
  •  Aconselhamento Familiar
  • Entre outras intervenções

Abrangência

A Comunidade Terapêutica atende a dependentes químicos do município de Itapema – SC e demais municípios do Estado de Santa Catarina e Estados da União.

Público-Alvo

Dependentes químicos do sexo masculino, com idade de 18 a 59 anos.

Capacidade de Atendimento

A Comunidade Terapêutica Acolher possui capacidade para atendimento de até 30 (trinta) dependentes químicos.

 

A abordagem básica da ACOLHER é atender o indivíduo e por conseguinte seus familiares na busca pelo resgate da sua identidade psíquica e social.

Missão 

Prestar um serviço de qualidade no tratamento da dependência e co-dependência, tendo uma visão integral do ser humano.

Visão 

Ser um Centro de Tratamento Terapêutico modelo, oferecendo serviços especializados na recuperação de dependentes químicos, tendo por intuito aumentar o índice de recuperação através da qualidade e especificidade do serviço oferecido

 

Projeto Terapêutico – Refletido na saúde mental